sábado, 29 de maio de 2010

AMIZADE: QUANTO VALE OU É POR QUILO? ou O PODER DE UM SLOGAN


Esperei bastante tempo pelo dia 28 de maio para escrever sobre o que penso sobre a amizade. Infelizmente não pude escrever ontem devido a limitação das horas. Possivelmente nem de longe eu consiga realmente expressar o que eu sinto. Sobretudo porque esqueci tudo que queria dizer de verdade. Decepcionei-me com quase todos que chamei de amigo em minha vida. Talvez eu também não seja um bom amigo. Algo é certo, jamais faria propositalmente algo para magoar quem quer que fosse. Até meus inimigos respeitam meu caráter e me julgam ser uma boa pessoa. Ontem foi o aniversário de um ex-grande amigo. Um amigo que me matou dentre dele por termos juntando dois elementos que raramente combina: amizade e dinheiro. Quando seu amigo vira seu sócio, às vezes perde-se um amigo. Eu perdi tudo. De quebra ganhei dívidas e uma enorme dor no peito. Queria muito poder voltar no tempo, desfazer tudo e dizer que a única coisa que me importava era a sua amizade. Minha família tem bastantes mágoas dele, assim como imagino que a família dele deva me julgar mal. Espero que um dia tudo isso passe.
Essa noite sonhei com ele, estávamos na praça de alimentação de um shopping conversando. Eu dizia – “Eu sei que isso é um sonho. Você não quer mais falar comigo.” Ele me respondia – “É claro que você está sonhando. Do contrário eu não estaria na sua frente.” Eu concluí dizendo que só queria saber como ele estava e como estavam os filhos dele. Nisso um garçom chegou e pegou no meu ombro e falou – “acorda”.

Foi frustrante. De fato estava sonhando.

Essa é uma amizade que sinto totalmente responsável pelo seu fim. Embora jamais esquecerei os bons momentos que vivemos juntos e de como ela foi importante.

Não costumo guardar mágoas e rancores dentro de mim, há certo tempo venho tentando me poupar de um câncer e poupar o mundo de mais energias negativas. O que não implica dizer que sou um santo, mas busco ser um bom cidadão, um ser humano de verdade.

Sempre fiz as coisas visando compartilhar, dividir. Dizem que dividindo se multiplica. Você pode achar que sou um inocente, um bobo, o elo fraco da cadeia alimentar. Tudo bem, não ligo mais pra isso. Sou durão quando acho que devo ser, mas com o tempo e a diminuição da testosterona tenho me tornado mais tolerante e paciente. Não espero muito dos outros. Não crio expectativas. Vivo o momento.

Atualmente é veiculado na mídia um comercial de carro que o slogan final é – “o que você leva da vida é a vida que você leva”. Acho isso de uma poesia tão linda, de uma reflexão filosófica tão forte. É fato - “o que você leva da vida é a vida que você leva”.

Conheci muita gente ontem, fiz uma palestra pela manhã no auditório da Escola Sylvio Rabelo, para um grupo de professores e de futuros professores, o tema era “Raça, etnia e racismo”. Saí de lá com a certeza de um trabalho bem feito e de que pude contribuir um pouco com outras pessoas .  Recebi em troca o pagamento que mais me alegra – aplausos, sorrisos e felicitações. Nem tudo se faz por dinheiro. Como diria John – “você pode me chamar de sonhador, mas eu sei que não sou o único”.
Sei que provavelmente eu fui assunto de conversas para alunos e professores durante o dia de ontem. Causo isso nas pessoas. Embora, tempos atrás, nem sempre era por uma boa impressão. Nem todos sabem quem sou. Mas não uso máscara há muito tempo. Meus "amigos de verdade" me conhecem, porém, alguns deles esqueceram o que é amizade. Mas tudo bem. Eu seria um péssimo amigo se não soubesse perdoar. Torço pela felicidade de todos como a minha própria. Mas, sou humano, às vezes também fico triste. Contudo, não o suficiente para esquecer o poder de um sorriso. Afinal - “o que você leva da vida é a vida que você leva”.


Mesmo que o tempo e a distância digam não. Mesmo esquecendo a canção.”

3 comentários:

Helena Rodrigues disse...

Não é fácil quando perdemos alguém, principalmente, quando nos consideramos culpados, em parte.
Já tive grandes decepções no decorrer do caminho e hoje, se percebo algum tipo de fragilidade na amizade, para mim, já não serve.

Bjão!

Phenkil disse...

Sei que sumi, sou culpado.Mas ao mesmo tempo sinto que você está tão perto, sempre próximo, sabe aquela história: "ah vou falar com ele depois pois ele está tão próximo e eu tão ocupado" Resolvi não está tão mais ocupado e ver como vocês estão... Preciso falar com você, entrarei em contato. Abraços e não esqueça que mesmo longe eu estou perto!

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Com certeza, meu amigo. Adoro vcs. Abraço forte.