sábado, 22 de agosto de 2009

ROUBANDO POSTS ou A ARTE DE (NÃO) ESCREVER




Bem, depois de uma semana de belíssimos (e outros nem tanto) debates literários/culturais no 7° Festival Recifense de Literatura, uma pergunta vem a mente desse leitor ignorante e escritor sem talento... "Escrever para quê?"

Ora...

É...

Ok!

Vou roubar um post do blog da Crispin (http://revistacrispim.com/blog/blog.php) para responder isso.


Escrever para quê?
21.04.2009


O número 100 da revista Continente publica, na sua última página, uma crônica do jornalista Ricardo Noblat sobre o tema: "escrever para quê?".


No texto, Noblat cita o escritor inglês George Orwell (1903-1950). Segundo Orwell, escrevemos por quatro motivos. Eles são:


1) Completo egoísmo. Desejo de parecer esperto, de ser comentado, de ser lembrado depois da morte.


2) Entusiasmo estético. A percepção da beleza no mundo exterior, ou, por outro lado, nas palavras e no seu arranjo correto. O desejo de compartir uma experiência que se sente que é valiosa e não deveria ser perdida.


3) Impulso histórico. O desejo de ver as coisas como elas são, de descobrir os fatos verdadeiros e de guardá-los para a posteridade.


4) Propósito político. O desejo de levar uma palavra em uma certa direção, de alterar a ideia de outras pessoas sobre o tipo de sociedade à qual elas devem aspirar.


E aí, ta respondido? Pra mim ta perfeito. Posso complementar e dizer... É vontade mesmo e pronto.



"Vocês precisam acreditar em mim... Eu conheço a História do princípio ao fim."

Um comentário:

Polly Barros disse...

Vou escrever aqui pra dizer que escrever é algo disso tudo q o Orwell disse (e por sinal, o cara escrevia muito bem!). E acho mais, perfeito mesmo foi o seu comentário final, fico com ele sem mais delongas: É vontade mesmo e pronto.

!!

Eu sou viciada em escrever!

=)