sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PARA FRASEAR DRUMMOND ou DO FUNDO DO QUINTAL DA ESCOLA


Segunda-feira, dia 31/10/2011, foi o primeiro dia comemorativo dedicado a Carlos Drummond de Andrade. A data lembra o dia de seu nascimento. Eu acabei lembrando o que escrevi dez anos atrás e acho válido postar. Drummond vale tudo.

Como conseguirei parafrasear Drummond?
Nunca conseguirei ser uma sombra do que ele foi.
Talvez eu diga que quando eu nasci um anjo maluco disse:
“Vai, Rafa! Ser gauche na vida”.

É.
É isso que sou.
Gauche.
Um maluco que sonha demais.
Vê vida em coisas inânimas.
Procura o limite do êxtase.
O cume calmo da aventura.
O orgasmo dos deuses.

Seria eu maluco por isso?
Por escrever,
por sonhar,
por ver?

Talvez eu tenha encontrado.
O mundo perdeu.
Não se acredita mais.

Simples verbos.
Infinitivo incrível.
Acreditar,
sonhar,
viver.
Mundo mágico
tão  possível.

É possível?

Deve ser coisa de gauche.

Querer ter um mundo perfeito.
Ser um guerreiro da luz.
Um nobre cavaleiro.
Um poderoso jedi.

Guerreiros da luz não desistem.
Agem com um jedi.
Enfrentam desafios.
Vencem,
mas,
sem perder a ternura,
jamais.

Só um maluco
pensaria assim.
Quem nos dias de hoje
vê o mundo desse jeito?
Entre lamas,
concretos,
fontes dos desejos?

Eu!
Eu vejo.
Sei que é possível.

“É só tomar armas
contra esse mar de calamidades
e pôr-lhes fim”.

Resistir
a todo o mal
assolador  do universo.
Humanidade perdida
“No labirinto dos pensamentos poluídos
pela falta de amor”

A cólera
A ira
Aflige minha mente
Consome meus pensamentos.
Apenas mais
pecados capitais

Sendo um gauche
Tudo escrito parece normal
Para um normal
Sou apenas maluco
Um chapeleiro qualquer

É fácil viver
No País das Maravilhas
Fechar os olhos e imaginar
Você dirá –
Sonhador!
Estará certo
No exato instante

Sou sonhador
Gauche
Chapeleiro maluco
Caixeiro viajante

Guerreiro
Jedi
Cavaleiro

Parafrasear Drummond?
Quem sou eu?
Serviçal das palavras
Das letras
Simples garçom
Sem talento poeta
E agora, Drummond?

"E agora, José? José... para onde?"

Um comentário:

zhubenedicty disse...

Legal, Rafa. Certamente somos todos um pouco gauches. rsrs