terça-feira, 14 de abril de 2009

O DETERGENTE DO TEMPO ou PASSOU, APENAS PASSOU

Começar escrevendo pela introdução é o óbvio. Porém, muitas vezes existe um prefácio ou um prólogo. Então, começarei a postar meus pensamentos noires de agora com duas notas explicativas iniciais.
1- Nilson, meu caríssimo amigo, se você achar este meu post grande, o problema é seu. Te amo mesmo assim.
2- Meu ex-aluno Thiago, você tem toda razão ao me achar contraditório. Estou me expondo muito pra quem alardeava uma enorme aversão pelo Orkut e pelos blogs da vida. Mas estou assim... Uma metamorfose ambulante.


Segunda-feira, 13 de abril de 2009, o que este dia tem de “mais”? Provavelmente tem dois “mais”. Um com “i” e outro sem “i”. Resolvi exorcizar certos fantasmas adolescentes e celebrar a lembrança de eternos ‘amigos’.
Há certo tempo venho matutando idéias sobre o “Muito além do Orkut” para falar sobre o valor da amizade e dos caminhos da vida. Uma colega, colunista da Revista Vip, certa vez falou que amigos do passado são para ficar no passado, haja vista os caminhos escolhidos por esses outrora confidentes forem muitas vezes distantes, e anseios em comum seriam raros.
Concordo e discordo com ela. Nunca retiraria uma amizade do passado. Mas amigos sempre são amigos, independente dos caminhos, ideais, opções e crenças. Tenho amigos hetero, homo, bi, a, pã, careta, viciado, evangélico, católico, candomblé, agnóstico, ateu, conservador, comunista, anarquista, alienado e por aí vai. Tenho meus conceitos e preconceitos, nunca fui hipócrita. Contudo, acho que agora perto dos 30 devo perdoar meu “eu” adolescente.
Ser adolescente é: se decepcionar com alguém que julgávamos ser nossos grandes amigos, é se apaixonar perdidamente pela nossa(o) melhor amiga(o), é falar um bocado de besteira e achar que tudo isso é verdade (Perdão, achar não, ter certeza). Porém, com o tempo a testosterona vai diminuindo e a maturidade vai batendo e observamos o monte de porcarias que a gente falava. Possivelmente eu fui (e sou) o cara que mais falava porcaria que eu conheci. Meus pais, familiares e amigos foram e são testemunhas disso... Mas, voltando...
Este ano completa dez anos que concluí o Ensino Médio e muitos dos meus ex-colegas ficaram junto ao birô do professor do colegial, ou seja, a amizade não durou ao cruzar dos umbrais escolares. Porém, muitas das minhas amizades foram encerradas antes mesmo do fim deste período da vida. Quero pedir PERDÃO a todos àqueles que eu magoei de alguma forma com atitudes infantis típicas de uma pessoa com mente em formação. Ao mesmo tempo estou me munindo de um poder ímpar ao dizer que PERDOO todos que de alguma forma me magoaram. Não serei leviano e citar nomes que possam comprometer alguém. Entretanto, citarei nomes de algumas pessoas que fizeram parte da minha vida e que nunca esqueci e nem esquecerei e, possivelmente, ganharão posts individuais no futuro.

Rafael Ribeiro: Desse não faço questão de dizer muito agora, a não ser que é nada menos que um irmão.

Os três mosquiteiros: Hélio, Duda e Ênio. Pessoas que amo muito. Ênio, possivelmente foi meu amigo mais importante quando meu xará foi pra Brasília em 1998. Hoje em dia Duda é o que mais vejo. Mesmo assim vez perdida. Ênio está casado e tem um filho (Caio) que já está enorme. Hélio e sua linda esposa estão felizes no Norte. Duda vem enrolando Flavia há... deixa pra lá.

As meninas: Cláudia, Mirela, Pollyana, Annalice, Carol e Waleska. É óbvio que tinha muito mais meninas naquela A-17 e B-16 do Atual de Olinda. Mas elas eram as que possivelmente eu mais mantive contato. De Annalice e Waleska pouco sei. Imagino que Annalice seja advogada. Carol soube que está casadíssima. Mirela é médica e está completa com seu amado marido. Cláudia também se encontra casada. Já Pollyana foi minha grata descoberta da internet, tornou-se a artista que eu imaginara que se tornaria.

The Surfaces: De Fábio, Thiago Tavares, Rodolfo e André Luis já falei tempos atrás. Amigos que me acompanharam também na turma de Humanas no 3º ano. Amo-os muito.

Humberto: Bem, Betão faz séculos que não tenho notícias, mas este eu conheço desde tenros cinco anos de idade. Estudamos juntos da alfabetização até o fim do Ensino Médio. É sem dúvidas um grande sujeito, uma mente brilhante. Admiro, respeito e amo.

Em meados de 1998 tive meus motivos particulares para mudar de turma e fui estudar com o pessoal da B-17, turma de meu amigo Fábio Manzano Renesto e da minha irmã-afim Alyne Anne, ou seja, não estava só.

FMR: Fábio sempre foi meu amigo desde a época do Imaculado. Passou um tempo na Europa e agora está de volta. Tatuagens depois, está casado e tem um filho lindo.

Acerolas: No 2º ano aconteceu uma feira agropecuária – espécie de feira de ciências – e meu grupo era o de Alyne. Era formado por 12 pessoas, apenas três homens. Contudo, excetuando a minha pessoa, os outros dois membros masculinos tinham a opção sexual questionada pelos alunos da B-17. Se eram ou não eram, nunca me importei. Porém, de algumas pessoas desse grupo faço questão de falar. Alyne é minha irmã e nossas famílias estão unidas por natureza. Mariana foi uma grande parceira intelectual – fantásticos 10, hein?! Renata Prado foi uma grande amiga. Sinto sua falta. Encontrei ano passado no carnaval, hoje ela é advogada. A sua Xará sei que é muito amiga de Alyne e com dez anos de atraso digo: Obrigado pelas palavras! Nunca esqueci. Você foi nobre com seu bilhete. Shirley Andrade foi uma confidente nos anos de 98 e 99. Segredos continuam comigo. Sei que hoje está casada. Ana Luisa (Belo nome por sinal) também está casada e feliz. Carol (Bóia), continuo te devendo aquele livro que eu escrevia nos passados tempos, lembra?! Acredito que hoje seja psicóloga.

Muitas histórias estão na minha mente, na minha lembrança, mas as mágoas que por muito tempo me acompanharam não existem mais. Sinto-me renovado após isso. O mundo já possui muitos sentimentos negativos para que percamos tempo com mesquinharias. Hoje encontro meus ex-colegas em virtuais ambientes e os vejo mais bonitos (ou nem tanto), mais gordinhos (ou não), mais carecas (ou mais peludos), casados (ou separados), com filhos (ou cachorros)... Contudo, sei que todos tocam suas vidas, independente de mim, independente de quem fomos e independente de quem seremos. A vida é como é. Independe dos filmes que vejo no Cine-PE.

“Mesmo que o tempo e a distância digam: NÃO. Mesmo esquecendo a canção.”

6 comentários:

Polly Barros disse...

Grata descoberta a minha!! Vim ver de quem era o comentário deixado em meu blog e vi essa recordação-dedicatória-recapitulação tão sincera e comovente!
Olha, Rafael, muito obrigada pelas palavras, pela lembrança, sei bem desse saudosismo.. Moro em João Pessoa há 9 anos e sinto muita falta de tudo e de todos, sou assim também, de recordar...

Um beijo pra tu e obrigada pela visita!

Volto aqui de quando em vez, viu?!

=)

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Para eu não esquecer o comentário que Ênio enviou para o orkut:

Grande gargamel. :) . Valeu a citação no post, muito bem escrito por sinal, adicionei ao favoritos para acompanhar teus textos. Em relação aos nossos 'conflitos' pré joviais, acredito que a 'testosterona' aliada a questões de aceitação ofuscam uma necessária e racional reflexão. E o caminho para qualquer 'maturação' é a reflexão. Os que conseguiram atingí-la de forma clara e límpida detêm o carburêto para amadurecimento rápido e contínuo. Diante disto te diria: Parabéns, Você foi 'contemplado' com a ferramenta do crescimento espirito-intelectual. Abraço velhinho!

thiago disse...

poxa... 1999 - 2009... nem tinha percebido.. dez anos...

abraço!

tHiago Tavares.

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Seguindo minha linha de raciociocínio - Aline

Meninoooo mt boooooommmm!!! kkkk adorei ... vou ler o resto tem mt coisa... mas sobre o ensino medio eu li tudo adorei rafa!! aaa sim so n entende qnd vc fala de Renata baracho.. o q houve, lembro q vcs brigaram mas... kkkk vou perguntar a ela , ou melhor vou mnd ela entrar la kkkkkkkkkkkkkkkkkk beijaooooooooooooooooooooo fica c Deus!

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Hélio:

Garga, primeiramente parabéns pelo texto, muito bom! Melhor ainda relembrar os velhos tempos de Imaculado e Atual.
Sempre que tiver novidade no blog dá um toque.
Abração meu velho, td de melhor pra vc.

Duda disse...

Garga, já tinha entrado no seu blog e lido alguns textos. Sempre gostou de escrever utilizando palavras que não era comum nós usarmos (pelo menos não as utilizava). Desde cedo você mostrou interesse pelas ciências humanas, tinha certeza que faria direito ou historia. Ta aí um maturidade precoce sua. Eu fiz matemática, mas comecei a estudar para concursos e tomei gosto pelo Direito. Hoje trabalho no judiciário e estou prestes a começar uma nova graduação. É verdade que o destino separa os amigos, mas eles ficam em nossas mentes para sempre. Os seus amigos foram e são meus também. Rafael, Ênio e Hélio nem se fala. As meninas também: Annalice, Cláudia, Mirela e Pollyana. Entre outros que não esquecerei. Um abraço e valeu pela lembrança.