terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ENTRE PORTAS FECHADAS: O IMPROVÁVEL ou NEM TODA HIGHWAY É INFINITA



Há momentos que precisamos fechar algumas portas e seguir em frente com as nossas vidas. Estou fechando portas, descendo cortinas, colocando pingos nos “is”. Faço isso justamente porque muita coisa deu certo, não pelo oposto. Se “se ainda não deu certo é porque não chegou no fim”, se deu certo é porque o objetivo final foi alcançado. Shakespeareanamente falando, “tudo vai bem, quando tudo acaba bem”, pois, nem todo game é over.
O ano está acabando e meus posts neste blog também. Ele foi super importante, como já disse em outras ocasiões. Devo a ele 4 participações em livros, noites de insônia morta, alguns novos amigos e horas de auto-terapia.
Do “muito além do Orkut” às “amizades: quanto vale ou é por quilo?”, expressei muita coisa. Amigos que vieram e foram sem adeus, como a maioria da vida de todos.  Eu, apenas mais um rosto na multidão. Ciclos que se fecham. Como diria o grande filósofo contemporâneo (sarcasmo, ok?!) Zezé di Camargo – “quanta gente a gente vive deixando pra trás?”.
De fato, o que mais fazemos na vida é permitir às pessoas irem embora das nossas vidas. Algumas voltam, outras não. Chovendo no molhado, digo: a vida é assim mesmo, cheia de reviravoltas. Futuro incerto é pleonasmo.
Em janeiro de 2008 jamais imaginaria que abriria uma empresa, viria amizades ruírem, montaria perfil no Orkut, criaria um blog, entraria em depressão, engordaria 20 quilos... Já em janeiro de 2011 jamais imaginaria que faria novos amigos, viveria experiências que nunca acreditei serem possíveis, voltaria a ser professor, faria uma especialização em cultura pernambucana, passaria no mestrado de teoria da literatura de uma universidade federal. Enfim, por mais planos que façamos tudo pode mudar no meio do caminho, haja vista o invisível nos saltar aos olhos. Algumas vezes o improvável acontece. É assim em tudo na vida.
Eu, garoto arrogante, boçal, cônscio dos meus sentimentos, idealista e sonhador de 19 anos, jamais imaginaria que iria encontrar uma garota tão forte, encantadora e que quebraria o gelo do coração deste que vos escreve, em uma lista de aprovados no vestibular para o curso de História da UFPE no ano 2000 e me casar com ela poucos anos depois. Assim como Eric Clapton jamais imaginou que ao consolar por inúmeras traições a mulher do seu melhor amigo (George Harrison) acabaria se apaixonando por ela. Mais uma vez digo: a vida é assim, o improvável pode acontecer. Quanto a Clapton... teve seu mundo inteiro virado de cabeça pra baixo por ter se apaixonado como um tolo... “Layla” o colocou de joelhos. “Layla” era Pattie Boyd, casada com Harrison em 1966, divorciada dele em 1974, casando com Clapton em 79, que a amava desde 1970, de quem se divorciou em 1988. Clapton e Harrison foram amigos eternamente e o belo amor de ambos por Pattie Boyd resultou em algumas das mais incríveis músicas do rock inglês, como “Something”, gravado pelos Beatles e composta por George Harrison; “Layla” e "Wonderful Tonight", composta e gravada por Eric Clapton. (A título de curiosidade: O caso improvável do rock tupiniquim envolvendo uma mulher lindíssima e dois grandes amigos foi protagonizado por Paula Toller, Leoni e Herbert Viana. No final, ela casou com outro e Leoni e Herbert continuam muito amigos.)
Hoje... Eu, nem tão garoto, nem tão arrogante, nem tão cônscio de quase nada, do alto dos meus 30 anos, apenas vivo... Um dia depois do outro... Embora eu faça planos, tudo pode mudar no balanço das horas. Pra qualquer pergunta que me façam, humildemente respondo: Eu não sei. No momento só estou certo que este é meu penúltimo pensamento solto desta tão noir mente que assoladamente ostento. Como diria Raul: “Não sei onde estou indo, mas sei que estou no meu caminho”. Se quiser vir comigo: vamos nessa! A estrada é grande, mas nem toda highway é infinita.

I don't want to leave her now / You know I believe and how

2 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre escrevendo lindamente e muito particularmente. Te amo e sempre, sempre estarei aqui pra ler, admirar e aplaudir sempre de pé suas melhores coisas, como também estarei aqui pra segurar sua mão e te apoiar no meu ombro quando nem sempre as coisas derem certo. Glena

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Espero fazer merecer cada dia mais o seu amor e sua admiração. Vc é co-responsável por quase tudo que dá certo na minha vida. Meu amor por vc transcende o tradicional amor. Estou ao teu lado sempre. Lá é o meu lugar. Te amo.