sábado, 23 de agosto de 2008

PRIMEIROS ESCRITOS ou A INSPIRAÇÃO VEIO DO ISMAR


Sempre fui totalmente avesso a essa história de blog. Achava que era uma moda. Algo que todo mundo tinha, pois todos queriam ser vistos e ouvidos, nesse caso, lidos. Então, contrariando a "lógica", deixei meus pensamentos guardados em minha caixa craniana. Mas tem horas que a gente não agüenta mais guardá-los. As sessões de terapia e análise são insuficientes para todo o desabafo preso em seu interior. Aprendi a ler e escrever sozinho com meus gibis da Turma da Mônica. Com 5 anos de idade era considerado muito inteligente por saber "isso" e "aquilo". Sempre acreditei que seria escritor. Mas... A vida nos traz caminhos... Bem... A gente escolhe os caminhos de alguma forma. Tanto que escolhi criar um blog ao invés de manter meus pensamentos apenas para mim. Talvez mantê-los para mim fosse algo de um egoísmo estúpido, mas também poderia ser um imenso favor da minha parte com a sociedade, ou melhor, com os meus leitores (tenho algum?).
Bem... Não tem nenhuma arma apontada pra cabeça de vocês. Pelo menos não por mim.
Voltando, pra não ter pensamentos como os de James Joyce, descompassados e disritmados.
Assisti um documentário no festival de cinema de Pernambuco deste ano, chamado Ismar. Ele contava um pouca da vida de Ismar Tirelli Neto enquanto criança e o que ele é hoje. Minha curiosidade (e minha memória) me impulsionaram a pesquisar sobre o garoto, hoje homem, Ismar. Dei de cara com uma mente inquieta - produtiva. Tão assaz ou mais que quando criança. Uma coisa mexeu fundo comigo. A ontologia e a filosófica pergunta do "Quem é você?". Esse é meu universo. Meu universo paralelo se comparado a loucura da vida cotidiana. Mas, para o "grande" Júlio César, "o filósofo é um covarde perante os duros imperativos da vida". Covarde ou não, ser ou não ser é uma pergunta sempre inquietante. [...] Peço desculpas e licença ao Ismar e a 7 Letras para exemplificar o que digo - "Cantor, dramaturgo, poeta: quem é Ismar Tirelli Neto? Criança-prodígio, personagem de tv, tema de filme, blogueiro voraz, e agora estreando em livro com Synchronoscopio, mais uma aposta poética da 7Letras: este rapaz ainda vai dar o que falar!"
Ao ler isso pensei - "Escritor, contista, poeta, roteirista, desenhista, professor, historiador, filósofo, empreendedor: quem é José Rafael Monteiro Pessoa?" Uma coisa é certa, sou e não sou todas essas coisas. Não leciono mais. Não tenho tempo nem criatividade para escrever sequer uma carta carinhosa para minha mulher. Desenhar, então... Não que eu tenha algum talento para qualquer um desses ofícios... Mas tenho paixão. Sou um frustrado? Bem... Tudo na vida não passa de perspectivas e não de expectativas. Leiam "Calvin e Haroldo" que vocês me entenderão melhor.
Sinto-me renascido - vivo. Minha insônia pode ser mais produtiva. Nem que seja para eu postar alguns pensamentos soltos de minha mente noir. Muito obrigado Ismar (menino e homem).

Nenhum comentário: