quinta-feira, 12 de março de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO? ou ENVELHEÇO (N)A CIDADE


Possivelmente o dia 12 de março é mais importante que a data magna do estado de Pernambuco, o feriado recentemente passado do dia 06. Antes que alguém queira me crucificar por está falando algum despautério, eu explico. A Revolução de 1817 foi sem dúvida um dos momentos mais importantes do outrora vanguardista estado pernambucano, infelizmente a revolução não manteve o seu pseudo-sucesso e Pernambuco... Bem, Pernambuco prefiro nem comentar.
Como dublê de historiador sou acima de qualquer coisa um defensor da história e da memória, sobretudo do meu estado. Mas não levantarei bandeiras da canalhice e da hipocrisia que alguns políticos e jornalistas enfiam goela a baixo da população pernambucana, tentando transformar o povo que não faz a menor idéia do que seja uma “revolução” numa massa social que se orgulha das glórias de um passado que ela desconhece e que em nada beneficiou a sua vida. Uma das coisas que vale lembrar é que a Revolução de 1817 foi elitista e a abolição da escravatura estava totalmente fora de questão, ou seja, por mais liberalista e republicano que Pernambuco fosse, continuaria a existir um nível de exclusão social dos piores, o qual o dominador escraviza o dominado. Não quero levar a discussão para os dias atuais e falar da relação opressor e oprimido, classe dominante e classe dominada, etc.
O que estou tentando dizer é que existe em Pernambuco já há algum tempo uma campanha que propaga a criação de uma identidade cultural pernambucana e um dos pontos que é insistentemente buscado é a divulgação do hino pernambucano, seja na televisão, no rádio, no carnaval, nos jogos de futebol, nas colações de grau e em outros eventos culturais. Porém, a maioria das pessoas que sabem cantá-lo conhece apenas a primeira parte, ou, quando muito o: “Salve ó terra dos altos coqueiros...”. Como sabemos, um hino é algo feito para fortalecer as raízes de um povo, fazendo com que este se orgulhe de suas origens. Contudo, um questionamento deve ser feito. Que hino não enaltece glórias passadas? Em todos os hinos os antepassados são heróis, a nação e o estado são fortes, tudo é maravilhoso. Ninguém falaria: “Vamos celebrar, vamos celebrar nossos antepassados que só fizeram apanhar. Jamais esquecer, jamais esquecer o nosso povo nunca cansado de se fu...”
Perdoem-me por roubar a frase do meu conterrâneo famoso. E, voltando... Por que os pernambucanos devem se orgulhar de alguma coisa? Posso ser um tremendo idiota, mas tenho orgulho de muita coisa e me envergonho de tantas outras. Embora não sou um bom parâmetro, faço parte de uma elite. Não da elite econômico-financeira, mas da elite intelectual, com boa formação educacional, com amigos deveras inteligentes e cultos. Logo, isso faz de mim um formador de opinião, o que não quer dizer que minha opinião seja a correta, haja vista a verdade ser uma questão de perspectiva ou uma mentira metida à besta e muito convincente. Divagações à parte, voltemos para o dia 12 de março.
Qual as frases mais ditas no dia do aniversário de alguém? Parabéns e Feliz Aniversário. Agora por que devemos dar parabéns para Olinda e Recife? Pelos 474 e 472 anos de inanimada vida? Primeiramente essas datas são tão reais quanto o dia do nascimento de Jesus, ou seja, meramente convencionada, sobretudo Recife.
Aniversário de cidade serve para que sejam feitos alguns shows e bolos gigantescos para que a população mais carente devore em menos de 60 segundos. Seria o caso da velha política pão e circo romana? É de pasmar, mas isso não é uma realidade apenas de Pernambuco, a cidade mais “evoluída” de toda América Latina faz o mesmo.
Quando desejo congratulações de aniversário para alguém, falo para ela o quão ela é importante pra mim, o que sinto por ela e o que desejo que ela conquiste com seu re-nascimento. Aniversário tem significados diferentes de pessoa para pessoa, para os astrólogos, por exemplo, é o pico do seu inferno astral. Provavelmente, você tem sua opinião do que vem a ser aniversário, inclusive uma data como outra qualquer e sem nenhum sentido especial.
Partindo do pré-suposto que Olinda e Recife (sem querer desmerecer nenhuma cidade) são as cidades mais importantes da História de Pernambuco e umas das mais importantes do Brasil, seus aniversários marcam de uma certa forma o próprio aniversário de Pernambuco, o que viria a ser a data mais importante do estado. Contudo, você pode considerar que o dia da sua formatura ou do seu casamento seja mais importante que o dia do seu aniversário. Mas, sem o dia do seu nascimento, seria impossível que você realizasse qualquer coisa. Nascer é ter a chance de fazer algo, de mudar o mundo, de transformar a sociedade, de... (Calma Rafa. Take it easy, man. Você já está delirando.)
É extremamente natural comemorar com uma festa seu aniversário, convidar familiares e amigos para dividir e festejar com você aquela data tão importante para sua vida, e para a vida daqueles que te amam desde seu nascimento.
Nasci em Recife em 04 de setembro de 1981, adotei Olinda em 1983 e voltei para Recife apenas em 2008. Logo, sou mais olindense que recifense. Sou um dos maiores defensores de Olinda que conheço, comprei briga em inúmeros lugares e com inúmeras pessoas para defender minha cidade. Bairrista? Provavelmente, sou. Amo Olinda, amo Recife também. Mas não é por amar Olinda que alisarei sua cabeça. Tem muita coisa que lastimo e que me faz hastear minha bandeira a meio mastro. Posteriormente, darei seguimento a este post. Mas de ante-mão quero dizer pra Olinda e Recife o que digo pra maioria dos meus amigos – SE CUIDA!


Mamãe não quero ser prefeito. Pode ser que eu seja eleito e alguém pode querer me assassinar.”

Um comentário:

laís sampaio disse...

oi, rafael :)
eu te mandei um email hoje de manhã...ainda sou meio nova dentro das tecnoligias de blogs, espero que você tenha recebido!

pensamentos soltos, é um problema na minha cabeça. haha