domingo, 22 de março de 2009

WE ARE THE CHAMPIONS MY FRIEND ou TALENTOS PRO MUNDO VER


Há aproximadamente cinco anos atrás assisti um curta no Quartas Literárias do Centro Cultural Luis Freire em Olinda-PE extremamente interessante. O curta se chamava Cinzas e foi todo feito por um grupo de adolescentes de cerca de 16 anos. Meu xará Raphael Callou era um dos realizadores do projeto. O filme possuía uma temática densa, falava das incongruências do tempo, usando o centro do Recife como plano de fundo. O filme é marcante e devia ser visto muitas vezes. Na época escrevi uma pequena crítica (repleta de substâncias etílicas no sangue) ao filme, incentivando o meu querido Rafael. Contudo, o jovem Callou atualmente se dedica a outra carreira, é estudante de Direito na Universidade Católica de Pernambuco. Porém, imagino que a chama adolescente e realizadora ainda esteja dentro daquele talentoso rapaz. Isso apenas o futuro dirá. Independente disso acredito que ele será bom em qualquer profissão que escolher.
No final de 2005 e início de 2006 tive o prazer de conhecer uma infinidade de garotos de 12 a 16 anos do Colégio de Aplicação do Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Alguns desses garotos marcaram minha vida para sempre, um deles foi o grande multimídia José Vinícius Reis Gouveia. Vinícius era um jovem curioso, sempre atento a todas as conversas, grande aluno, introspectivo e extrovertido concomitantemente, digno de todas as menções honrosas que fiz em seu currículo. Tive o privilégio de ser professor de uma turma brilhante como a de Vinícius. Embora não tenham sido nem meus primeiros nem meus últimos alunos, lembro de cada um deles com suas particularidades.
Nesse mês de março Vinícius foi o feliz CAMPEÃO de um concurso de vídeos da Internet.
Era o concurso mundial de vídeos Minha Cultura + Sua Cultura = ?, promovido pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Fiquei temeroso ao escrever esse artigo com medo de ser tendencioso e nada imparcial. Cessado os dois segundos de medo comecei a escrevê-lo, pois Vinícius não precisa de partidarismo, ele realmente é TALENTOSO, seu vídeo é BRILHANTE, a redação é ÓTIMA, as imagens são FANTÁSTICAS, a narração é PERFEITA (Parabéns Fernanda!), em suma... Título merecido. Não ia ser em vão que os jurados dariam um prêmio ao vídeo de um jovem latino. Ser latino aos olhos norte-americanos, assim como ser nordestino aos olhos do Brasil é complicado e delicado, ou seja, pra vencer você não precisa ser bom, tem que ser incrível, e é exatamente isso que Vinícius e seu vídeo são... INCRÍVEIS.

As reportagens que noticiaram a conquista desse garoto podem retratar um pouco mais.

http://jc.uol.com.br/canal/lazer-e-turismo/noticia/2009/03/16/video-de-pe-vence-concurso-sobre-comunidade-multicultural-na-web-181983.php








Contudo, nada valeria de exemplo se o vídeo não fosse assistido. Peço licenças a meu amigo Vinícius para postar abaixo seu vitorioso vídeo – HUMAN COLOURS.
(Caso seu inglês não esteja em dia, posto abaixo do vídeo o texto em português de tudo que foi dito.)




HUMAN COLOURS

"Imagina se não pudéssemos misturar o azul com o amarelo. O que seria do verde? Ou, até mesmo, o verde com amarelo, o que seria do azul?

A individualidade, o fato de cada um ser único, cria a pluralidade necessária para a grande obra: o mundo. O mundo das religiões. O mundo das etnias. O mundo das línguas. O mundo de mundos. A partir dessas diferenças, às vezes mínimas, às vezes extremas, conectamos cada ser humano a outro. Somos importantes e ativos personagens na vida de nossos iguais e de todos seres vivos do planeta Terra. Os nossos costumes, conhecimentos... cores e culturas. Eles Precisam coexister harmonicamente para que a obra exista.

É necessário o azul, o verde e a infinidade de cores de todas as pessoas do resto do mundo. Precisamos de colorido para formar algo onde a soma das partes é maior que o todo... conectar e dialogar a partir e através das diferenças.

[...]

A minha cultura mais a sua cultura é apenas uma parte de algo muito maior. Precisamos somá-las com várias outras culturas e olhares. A minha história não é só minha, a minha história é de todos nós. Conectando pela diferença e conhecendo novas culturas.

Precisamos de cores humanas para pintar a grande obra que é o mundo."


Parabéns Vinícius, nunca desista dos seus ideais ou dos seus sonhos, deixe que eles cresçam, mas que não envelheçam com você ou desistam de você.


"Eu sou o fera. O fera neném. Se eu for Presidente você vai se dar bem."

3 comentários:

Anônimo disse...

querido, adorei o post! nunca fui tema de nenhuma postagem num blog. ou, pelo menos, nunca soube! abraços.

Turtorion ArtWork disse...

O problema é que não só nos auto-denominamos, mas saímos colocando nomes em tudo que é "coisa".

Grande abraço, Porra!!!!

JOSÉ RAFAEL MONTEIRO PESSOA disse...

Só vc Richard... Mas valeu. Abraços